Conheça a história do sabonete artesanal
- Banho Meu
- 21 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

A saboaria é uma arte antiga, que não se sabe ao certo a origem, mas que provavelmente surgiu em 2.800 a.C. na Mongólia. Outra linha sugere que o sabonete tenha surgido em 600 a.C., criado pelos fenícios, que ferviam gordura animal e cinzas para higienizar o corpo. O termo “saboaria” significa fábrica de sabão.
Saboaria, o que é?
A saboaria é fruto de uma reação química entre uma gordura e hidróxido de sódio ou potássio. O resultado é uma solução com ação detergente, capaz de limpar as impurezas da pele. Na antiga Espanha, os sabonetes ganharam azeite de oliva em sua composição e seu uso era tão restrito, que praticamente só era conhecido pela nobreza europeia.
A popularização do sabonete veio no final do século XIX, quando Harley Procter, dono de uma fábrica de velas e seu primo, o químico James Gamble, criaram quase que por acaso o sabão branco, o qual tinha mais espuma, aroma suave e mais ar em sua composição.
A partir daí, a produção em escala industrial deixou o produto muito mais barato e acessível, com a incorporação de componentes químicos para dar mais consistência, espuma e maior durabilidade e a retirada da maior parte da glicerina, para diminuir ainda mais o custo.
Não é novidade que os cosméticos industrializados possuem substâncias que poluem o meio ambiente e que causam danos à pele, com os sabonetes não é diferente.
O sabonete é um produto que faz parte dos cuidados básicos de qualquer pessoa. É com ele que lavamos o corpo das impurezas do nosso dia a dia. E tem para todos os gostos: de flores, de frutas, com cheiro, sem cheiro.
Existe uma grande diferença entre o sabonete artesanal e o industrializado, e é aí que temos que optar pela melhor escolha para a nossa saúde.
Saboaria artesanal
A saboaria artesanal é feita sem a utilização de maquinário industrial e utiliza óleos vegetais e glicerina. Na saboaria artesanal, a glicerina é preservada. Esta é um derivado do processo natural de saponificação e tem poder hidratante.
Assim como no processo industrial, os sabonetes artesanais são feitos com uma porção de óleo ou manteiga e uma base de hidróxido de sódio ou potássio. Além é claro, das ervas, essências e aromas que dão propriedades únicas aos sabonetes artesanais.
Optar por sabonetes artesanais pode ser a saída para quem tem algum tipo alergia de pele, ou deseja realmente ter um estilo de vida mais sustentável e saudável.
Diferente do industrializado, o sabonete artesanal não faz uso de conservantes ou de nenhuma substância tóxica. As receitas naturais são feitas à base de glicerina, importante para a hidratação da pele.
Banho Meu Saboneteria Artesanal
A Banho Meu - Saboneteria Artesanal surge trazendo o conceito inovador do sabonete rústico e artesanal. Confeccionados com produtos selecionados para tornar os cuidados com o seu corpo e a sua pele uma experiência incrível.
Curtiu conhecer mais sobre a história do sabonete? Aproveite e confira nossa loja, você vai se surpreender com nossos produtos!
Comments